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sábado, 6 de setembro de 2008
Conhecimento ambiental - Apiaí/SP
Textos de apoio ao professor
A globalização
A globalização não é um processo universal que atua da mesma forma em todos os campos da atividade humana. Ainda que se possa dizer que há uma tendência histórica natural para a globalização nas áreas de tecnologia, comunicações e economia, isso certamente não vale para a política (...)
Não acho que seja possível identificar a globalização apenas com a criação de uma economia global, embora este seja o seu ponto focal e sua característica mais óbvia. Precisamos olhar para além da economia. Antes de tudo, a globalização depende da eliminação de obstáculos técnicos, não da eliminação de obstáculos econômicos. Ela resulta da abolição da distância e do tempo. Por exemplo, teria sido impossível considerar o mundo como uma unidade antes de ele ter sido circunavegado no início do século XVI. Do mesmo modo, creio que os revolucionários avanços tecnológicos nos transportes e nas comunicações desde o final da Segunda Guerra Mundial foram responsáveis pelas condições para que a economia alcançasse os níveis atuais de globalização.
Fonte: Eric Hobsbawn. O novo século: entrevista a Antonio Polito. São Paulo: Cia. das Letras, 2000, p. 70-73.
O mundo e suas redes
O mundo tem uma distribuição desigual de recursos e também uma exploração desigual destes recursos. As redes são distribuídas desigualmente no mundo, em função das densidades humanas, do tempo que o espaço já tenha sido manejado, dos níveis de vida e do tipo de desenvolvimento econômico. As densidades e a integração das redes – particularmente estudadas pela Geografia – estão entre os principais critérios de observação das desigualdades do desenvolvimento no mundo. Hoje, toda a política nacional de desenvolvimento passa pelo desenvolvimento de infra-estrutura de comunicação e, normalmente, pela conexão às redes internacionais.
Fonte: Roger Brunet e Olivier Dollfus. Mondes Noveaux. Paris: Hachette/Reclus, 1990, p. 400.
As redes, a competitividade e a fluidez
Uma das características do mundo atual é a exigência de fluidez para a circulação das idéias, mensagens, produtos ou dinheiro, interessando aos atores hegemônicos. A fluidez contemporânea é baseada em redes técnicas, que são um dos suportes da competitividade. Daí a busca voraz de ainda mais fluidez, levando à procura de novas técnicas ainda mais eficazes. A fluidez é, ao mesmo tempo, uma causa, uma condição e um resultado.
Criam-se objetos e lugares destinados a favorecer a fluidez: oleodutos, gasodutos, canais, autopistas, aeroportos, teleportos. Constroem-se edifícios telemáticos, bairros inteligentes, tecnopolos. Esses objetos transmitem valor às atividades que deles se utilizam. (...)
O ritmo que se pede a cada objeto, para que participe eficazmente da aceleração desejada, supõem que se conheça de antemão os tempos de seu uso, as velocidades que se podem alcançar e os custos respectivos.
Fonte: Milton Santos. A natureza do espaço. Técnica e Tempo. Razão e Emoção. São Paulo : Hucitec, 1997, p.218.
Objetivos do Milênio
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio | |
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Objetivos e metas | Indicadores |
Objetivo 1. Erradicar a pobreza extrema e a fome | |
Meta 1. Reduzir para metade, entre 1990 e Meta 2. Reduzir para metade, entre 1999 e | - Proporção da população com renda inferior a 1 dólar PPC por dia |
Objetivo 2. Alcançar o ensino primário universal | |
Meta 3. Assegurar, até 2015, que as crianças em toda a parte, tanto meninos quanto meninas, conseguirão concluir curso completo de ensino primário | - Taxa de escolarização líquida no ensino primário |
Objetivo 3. Promover a igualdade de gênero e capacitar as mulheres | |
Meta 4. Eliminar a disparidade de gênero nos ensino primário e secundário, de preferência até 2005, e em todos os níveis de ensino até 2015 | - Razão entre mulheres e homens nos ensinos primário, secundário e superior |
Meta 5. Reduzir em dois terços, entre 1990 e | - Mortalidade de menores de cinco anos |
Meta 6 | - Taxa de mortalidade materna |
Meta 7 Meta 8 | - Prevalência da AIDs entre mulheres grávidas com 15-24 anos |
Meta 9 Meta 10 Meta 11 | - Proporção de área terrestre coberta por florestas |
Objetivo 8. Promover uma parceria mundial para o desenvolvimento | |
Meta 12 Meta 13 Meta 14 Meta 15 Meta 16 Meta 17 Meta 18 |