domingo, 9 de outubro de 2011

Sugestões de vídeos para Ensino Fundamental e Médio volume 4


Desenvolvimento Sustentável




Sugestão de vídeos para o volume 4


Imigração no Brasil

Indústria no Brasil


As redes sociais


 Terremoto no Japão

Ensino Médio volume 4 Temas e Conteúdos

1º Ano Ensino Medio – Globalização e urgência ambiental

Os biomas terrestres: clima e cobertura vegetal
A nova escala dos impactos ambientais
Os tratados internacionais sobre meio ambiente.

Situação de Aprendizagem 1 – A vinculação entre clima e vegetação no meio ambiente.
Competências e Habilidades:
Identificar e descrever fenômenos cujas dinâmicas são controladas por fatores únicos (simples) ou por fatores múltiplos e relacionados (complexos), agrupar diferentes realidades climáticas e biogeográficas em classes.
Dos domínios naturais para a biosfera: as conexões e as escalas geográficas.
A lógica que relaciona o clima e as formações vegetais.

Situação de Aprendizagem 2 – A distribuição das formações vegetais. A questão da biodiversidade.
Competências e Habilidades:
Associar situações climáticas do presente e do passado às condições do planeta em especial a biodiversidade.
A biodiversidade e os climas do passado.
A biodiversidade e as ameaças do presente.

Situação de Aprendizagem 3 – As variações de escala geográfica dos impactos ambientais.
Competências e Habilidades:
Identificar e distinguir realidades geográficas, humanas e naturais, de escalas distintas, submetidas a lógicas diferentes; identificar e descrever fenômenos cujas dinâmicas são controladas por fatores múltiplos e relacionados (complexos).
O impacto das ações de escalas local e regional na escala global.
Erupção do Krakatoa, Pinatubo, Acidente nuclear de Chernobyl.

Situação de aprendizagem 4 – A defesa de pontos sensíveis do meio ambiente: os Tratados sobre clima e a biodiversidade.
Competências e habilidades:
Compreender a integração complexa das escalas dos fenômenos naturais com a escala dos fenômenos humanos, construir, explicar e compreender a lógica das ações humanas que procuram reverter a crise ambiental que ocorre em escala ambiental.
Questão ambiental – escala global.
Tratados Internacionais.
A defesa da diversidade da vida: convenção sobre Biodiversidade.
Os tratados que visam intervir nas mudanças climáticas.
Protocolo de Quioto.

2º Ano Ensino Medio
Tema: Recursos naturais e gestão do território.
A placa  tectônica Sul-americana e o modelado do relevo brasileiro.
Os domínios morfoclimáticos e as bacias hidrográficas.
Gestão pública dos recursos naturais.

Situação de Aprendizagem 1 - A tectônica de placas e o relevo brasileiro.
Competências e Habilidades:
Construir habilidades realativas à linguagem cartográfica, como meio de visualização da relação entre fenômenos naturais, agrupar diferentes processos de constituição dinâmica das realidades naturais na superfície terrestre segundo sua gênese e os modelos teóricos que procuram descrevê-la.
A dinâmica da crosta terrestre e a lógica dos tremores.
Uma biografia (abiografia) da placa Sul-americana e suas repercussões no relevo brasileiro.

Situação de aprendizagem 2 - As formas de  relevo brasileiro e as funções das classificações.
Competências e habilidades:
Construir e aplicar habilidades realtivas ao domínio da linguagem visual, relacionar e interpretar dados e informações representados em tabelas e textos.
Formas do relevo.

Situação de aprendizagem 3 - águas no Brasil: Gestão e intervenções
Competências e habilidades:
Relacionar os novos conhecimentos construídos sobre a dinâmica natural com as transformações que vem ocorrendo nas relaçãoes dos er humano - natureza.

Situação de aprendizagem 4 - Gestão dos recursos naturais: o estado da Arte no Brasil
Competências e Habilidades:
Relacionar os novos conhecimentos construídos sobre a dinâmica natural com as transformações que vem ocorrendo nas relações do ser humano - natureza.
Gestão dos recursos naturais.

3º Ano de Ensino Medio
Tema: Geografia das Redes Mundiais
Os fluxos materiais. Os fluxos de ideias e informação.
As cidades globais. O terror e a guerra global.
A globalização do crime.

Situação de aprendizagem 1 – Os fluxos materiais
Competências e Habilidades:
Extrair informações sobre a distribuição e a intensidade dos principais fluxos materiais, identificando a espacialidade dos mesmos.
O meio-técnico-científico-informacional.
Fluxos materiais e imateriais.

Situação de aprendizagem 2 – Os fluxos de ideias e informação
Competências e habilidades:
Ler, associar ideias e linguagens de artigos ensaísticos de diferentes autores e áreas do conhecimento (como Filosofia e Sociologia) com os conteúdos geográficos estudados, aplicar a noção
De fluxos imateriais da globalização ao comercio mundial de bens culturais, indústria cinematográfica e das redes televisas mundiais.
Fluxos de informações, mudanças culturais e consumo.
O caso dos filmes – indústria do cinema.
O caso das redes televisivas mundiais.

Situação de aprendizagem 3 – As cidades globais
Competências e Habilidades:
Ler e interpretar mapas temáticos sobre as cidades globais, classificando-as por meio de informações sobre suas origens e seu dinamismo no sistema capitalista mundial.
Classificação das cidades globais.

Situação de aprendizagem 4 – O terror e a guerra global.
Competências e habilidades:
Ler e interpretar imagens sobre a atuação de redes terroristas identificando área de atuação e interesses envolvidos; ler e interpretar textos que distinguem o conceito de terrorismo e identificam as suas principais formas e áreas de atuação.

Situação de aprendizagem 5 – A globalização do crime.
Competências e Habilidades:
Ler mapas temáticos e textos, construir e aplicar conceitos sobre as redes de crime organizado de modo a identificar suas origens e padrões de atuação, habilidades de leitura e produção de textos contínuos (narrativas, textos expositivos e descritivos), descontínuos (leitura e interpretação de mapas e gráficos), além da sistematização de informações.