terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Planejamento 2009

PLANEJAMENTO DE ENSINO DE GEOGRAFIA – 2009

5ª série
Competências e habilidades:
Construir e aplicar o conceito de paisagem; descrever elementos constitutivos de uma paisagem; relacionar informações que permitam a percepção dos diferentes elementos da paisagem.

Identificar em imagens diferentes manifestações de objetos produzidos em temporalidades distintas, tanto na escala da história natural quanto na história humana; a partir da observação de imagens, levantarem hipóteses que expliquem as mudanças ocorridas na paisagem.

Ler e interpretar textos, descrever elementos constitutivos das mudanças e permanências de uma paisagem, produzir conhecimentos por meio de um trabalho de pesquisa e de interpretação dos resultados da pesquisa.

Comparar paisagens distintas, observar os diferentes usos dos recursos na natureza, identificar as desigualdades sociais impressas nas paisagens, identificar a difusão desigual dos objetos técnicos pela superfície do planeta.

1º bimestre
A paisagem
- os ritmos e ciclos da natureza: os objetos naturais
- o tempo histórico: os objetos sociais
- a leitura de paisagens

Escalas da geografia
- O mundo: as paisagens captadas pelos satélites
- O lugar: as paisagens da janela
- Entre o mundo e o lugar

2º bimestre
O mundo e suas representações
- Exemplos de representações: arte e fotografia
- um pouco de história da cartografia

A linguagem dos mapas
- O que é um mapa
- Os atributos dos mapas
- Mapas de base e mapas temáticos
- A cartografia e as novas tecnologias

3º bimestre
Os ciclos da natureza e a sociedade
- A história da Terra e os recursos minerais
- A água e os assentamentos na modelagem do relevo
- o clima, o tempo e a vida humana

4º bimestre
As atividades econômicas e o espaço geográfico
- A manufatura e os circuitos da indústria
- A agropecuária e os circuitos do agronegócio
- o consumo e a sociedade de serviços
6ª série
Competência e habilidade:
Levar o aluno a desenvolver o conceito de território por meio da linguagem cartográfica, propiciando o reconhecimento de informações geográficas em diferentes formas de representação.

Leitura e produção de textos contínuos (narrativas, textos expositivos e descritivos) e descontínuos (leitura e interpretação de mapas), estabelecendo a diferença entre os conceitos de limite e fronteira.

Compreender a diversidade do espaço geográfico brasileiro em diferentes escalas, nas suas dimensões sócio-política, material, cultural e natural, como um meio para construir o sentimento de pertencimento e de identidade nacional.

Caracterizar os principais e entender como diferentes grupos sociais se apropriam e modificam a natureza e as intencionalidades presentes nas alterações ambientais para poder se posicionar como cidadão atuante e agente responsável pela preservação da natureza.

1º bimestre
O território brasileiro
- A cartografia da formação territorial do Brasil
- A federação brasileira: a organização política e administrativa
- O Brasil no mundo

2º bimestre
A regionalização do território brasileiro
- Critérios de divisão regional
- As regiões do IBGE, os complexos regionais e a região concentrada

3º bimestre
Domínios morfoclimáticos do Brasil
- Domínios florestados
- Domínios herbáceos e arbustivos
- As faixas de transição

O patrimônio ambiental e a sua conservação
- Políticas ambientais no Brasil
- O sistema nacional das unidades de conservação (SNUC)

4º bimestre
Brasil: população e economia
- A população brasileira e os fluxos migratórios
- A revolução da informação e a rede de cidades
- O espaço industrial: concentração e descentralização
- O espaço agrário e a questão da terra no Brasil









7ª série
Competência e habilidade:
Desenvolver competência cognitiva no domínio das linguagens e da capacidade de expressão oral e de pensamento lógico.

Compreender a produção do espaço mundial como um processo econômico e político na escala da longa duração.

Caracterizar os principais e entender como diferentes grupos sociais se apropriam e modificam a natureza e as intencionalidades presentes nas alterações ambientais para poder se posicionar como cidadão atuante e agente responsável pela preservação da natureza.

Interpretar informações organizadas e representadas de diferentes maneiras, elaborar hipóteses explicativas e desenvolver uma atitude de questionamento diante dos padrões de consumo da sociedade atual.

Compreender as formas multilaterais de regulamentação das sociedades e do espaço geográfico; comparar propostas de soluções para problemas de natureza socioambiental; identificar modelos de produção e consumo que induzam a sistemas produtivos predatórios ao ambiente e à sociedade.

1º bimestre
Globalização em três tempos
- A geografia dos “descobrimentos”
- O espaço industrial e o encurtamento das distâncias
- A revolução tecnocientífica

2° bimestre
Produção e consumo de energia
- As fontes e as formas de energia
- Matrizes energéticas: da lenha ao átomo
- Perspectivas energéticas

3º bimestre
A crise ambiental
- Do Clube de Roma ao desenvolvimento sustentável
- A apropriação desigual dos recursos naturais
- Água potável: um recurso finito
- A biodiversidade ameaçada
- A poluição atmosférica e os gases do efeito estufa.

4º bimestre
Geografia comparada da América
- Peru e México: a herança pré-colombiana
- Brasil e Argentina: as correntes de povoamento
- Colômbia e Venezuela: entre os Andes e o Caribe
- Haiti e Cuba: as revoluções





8ª série
Competência e habilidade:
Construir e aplicar conceitos como os de espaço geográfico, lugar e região fazendo uso da linguagem científica de forma adequada ao nível de estudo.

Observar fatos, situações, fenômenos e lugares representativos do processo de globalização, nas suas diferentes dimensões: econômicas, culturais, espaciais etc.

Identificar, reconhecer, localizar, descrever, discriminar, ordenar, medir, classificar, relacionar, comparar fatos, problemas, fenômenos, situações, lugares como as diversidades e desigualdades regionais na escala global, como meio para compreender as disparidades que o envolvem.

Apontar possíveis soluções para situações-problema representativas de situações de conflito e desigualdades resultantes da ação de forças hegemônicas globais.

Construir e aplicar os conceitos: geografia da população; centros de povoamento; distribuição concentrada; espaço geográfico; economia; cultura e espaço; expansionismo geográfico.

1º bimestre
A produção do espaço geográfico global
- Globalização e regionalização
-Os blocos econômicos supranacionais
- As doutrinas do poderio dos Estados Unidos



2º bimestre
A nova ordem mundial
- A organização das Nações Unidas
- A Organização Mundial do Comércio
- O Fórum Social Mundial: um outro mundo é possível?




3º bimestre
Geografia das populações
- Demografia e fragmentação
- As migrações internacionais
- Mundo árabe e mundo islâmico


4º bimestre
As redes sociais
- Consumo e cidades globais
- Turismo e consumo do lugar
- As redes da ilegalidade





Ensino Médio

1º ano
Construir e aplicar conceitos relativos à Cartografia e à Geopolítica fazendo uso da linguagem visual e de outros meios de acesso e interpretação da realidade.

Observar fatos, situações, fenômenos e lugares, representativos do mundo globalizado.

Ter uma visão “desconstruída” de um mapa, segundo os elementos que o compõem: o fundo do mapa, projeção, escala e métricas, a linguagem.

Compreender a ordem mundial reinante e o papel da geopolítica e das potências como mantenedoras desse sistema mundial.

Saber ver e interpretar um mapa temático procedendo a classificações, estabelecendo relações e comparações em diferentes projeções cartográficas e escalas geográficas, relacionar a construção dos mapas às suas intencionalidades e discutir a influência da Cartografia como um instrumento de poder.

1º bimestre
Cartografia e poder
- As projeções cartográficas
- As técnicas de sensoriamento remoto

Geopolítica do mundo contemporâneo
- A nova desordem mundial
- Conflitos regionais

2º bimestre
Os sentidos da globalização
- A aceleração dos fluxos
- Um mundo em rede

A economia global
- Organismos econômicos internacionais
- As corporações transnacionais
- Comércio internacional

3º bimestre
Natureza e riscos ambientais
- Estruturas e formas do planeta Terra
- Agentes internos e externos
- Riscos em um mundo desigual


4º bimestre
Globalização e urgência ambiental
- Os biomas terrestres: clima e cobertura vegetal
- A nova escala dos impactos ambientais
- Os tratados internacionais sobre meio ambiente




2ª série
Identificar uma descrição que corresponde a um conceito ou às características típicas de objetos, da oralidade, de diferentes tipos de texto etc.

Discriminar e estabelecer diferenciações entre objetos, situações e fenômenos com diferentes níveis de semelhança.

Interpretar o significado histórico-geográfico apresentado em diferentes linguagens, como fatos, experiências, dados, gráficos, tabelas, figuras, desenhos, mapas, textos, descrições, poemas e apreender seus significados e intencionalidades para utilizá-los na solução de problemas.

Desenvolver habilidades de leitura e produção de textos contínuos (expositivos, descritivos e narrativos) e descontínuos (leitura e interpretação de mapas).

1º bimestre
Território brasileiro
- A cartografia da gênese do território
- Do “arquipélago” ao “continente”

O Brasil no sistema internacional
- Mercados internacionais e agenda externa brasileira

2º bimestre
Os circuitos da produção
- O espaço industrial
- O espaço agropecuário

Redes e hierarquias urbanas
- A formação e a evolução da rede urbana brasileira
- A revolução da informação e as cidades

3º bimestre
Dinâmicas demográficas
- Matrizes culturais do Brasil
- A transição demográfica

Dinâmicas Sociais
- O trabalho e o mercado de trabalho
- a segregação socioespacial e exclusão social

4° bimestre
Recursos naturais e gestão do território
- A placa tectônica sul-americana e o modelado do relevo brasileiro
- Os domínios morfoclimáticos e bacias hidrográficas
- Gestão pública dos recursos naturais






3º ano
Competências e habilidades:
Estabelecer a diferenciação entre critérios de regionalização; desenvolver habilidades de leitura e produção de textos contínuos (narrativas, textos expositivos e descritivos) e descontínuos (leitura e interpretação de mapas).

Ler e interpretar mapas para extrair informações que lhes permitam identificar singularidades e distinções acerca da regionalização do espaço mundial.

Identificar dados, representações e informações encontradas em cartas e mapas para comparar as diferentes perspectivas de compreensão do espaço mundial, geralmente complementares.

Interpretar o significado histórico-geográfico apresentado em diferentes linguagens, como fatos, experiências, dados, gráficos, tabelas, figuras, desenhos, mapas, textos, descrições, poemas e apreender seus significados e intencionalidades para utilizá-los na solução de problemas.

Discriminar e estabelecer diferenciações entre objetos, situações e fenômenos com diferentes níveis de semelhança.
1º bimestre
Regionalização do espaço mundial
- As regiões da ONU
- O conflito Norte e Sul
- Globalização e regionalização econômica

2º bimestre
Choque das civilizações?
- Geografia das religiões
- A questão étnico-cultural
- América Latina?

3º bimestre
A África no mundo global
- África do Norte e Subsaariana
- África e América
- África e Europa

4º bimestre
Geografia das redes mundiais
- Os fluxos materiais
- Os fluxos de idéias e informação
- As cidades globais

Uma geografia do crime
- O terror e a guerra global
- A globalização do crime