sábado, 8 de outubro de 2011

Volume 4 do Ensino Fundamental e Médio

5ª série/6º Ano
Tema: As atividades econômicas e o espaço geográfico
Situação de Aprendizagem 1 - Os setores da Economia e as cadeias produtivas.
Competências e Habilidades:
Caracterizar os setores da atividade econômica e estabelecer relações entre eles no processo de organização do espaço geográfico.
Insituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - classificação nacional de atividades econômicas (CNAE), organizam em 21 grandes categorias e agrupam em subcategorias. (agricultura, pecuária, indústrias de transformação, eletricidade e gás, comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas).

Situação de aprendizagem 2- A cadeia produtiva da Laranja.
Competências e Habilidades:
Identificar características e dinâmicas dos fluxos de produção agropecuária, relacionando-os à constituição do espaço geográfico contemporâneo.

Situação de Aprendizagem 3 - A cadeia produtiva do setor automobilístico.
Identificar características e dinâmicas dos fluxos de produção industrial, relacionando-os com a constituição do espaço geográfico contemporâneo.
Indústrias de bens de produção, indústrias de bens de consumo.

Situação de aprendizagem 4 - A sedução do consumo.
Competências e habilidades:
Discutir formas de propagação de hábitos de consumo que induzem a sistemas produtivos predatórias do ambiente e da sociedade.
"Compro, logo existo."
"Consumo sustentável".
No mundo das marcas: os encantos da publicidade.
Consumo, descarte, riqueza.

6ª Série/ 7º Ano

Tema: A regionalização do território brasileiro.
Situação de Aprendizagem 1 – O Brasil dos migrantes
Competências e Habilidades:
Compreender e desenvolver conceitos geográficos, propiciando o reconhecimento de informações em diferentes formas de representação.
Os fluxos migratórios do ponto de vista do migrante.
São Paulo e os fluxos migratórios.
Situação de Aprendizagem 2 – As diferenciações no território
Analisar a intensa mobilidade espacial da população brasileira por meio de diferentes tipos de fluxos migratórios existentes entre régios estagnadas e outras, mais dinâmicas.
Análise de mapas.
Situação de Aprendizagem 3 – A distribuição da atividade industrial no Brasil.
Comparação e elaboração de mapas temáticos de indicadores sociais das unidades federativas, aulas dialogadas, trabalho em equipe.
A descentralização da atividade – A concentração industrial da indústria brasileira.

Situação de Aprendizagem 4 – Perspectivas do espaço agrário brasileiro.
Análise de dados estatísticos e mapas temáticos, aulas dialogadas, aplicação de conhecimento à interpretação
Avanço da fronteira agrícola e o aumento da produtividade rural.
Os conflitos no campo.
7ª série/ 8º Ano
Tema: Peru e México: a herança pré-colombiana.
Brasil e Argentina: as correntes de povoamento.
Colômbia e Venezuela: entre os Andes e o Caribe.
Haiti e Cuba: as revoluções.
Situação de Aprendizagem 1 - Peru e México: A herança pré-colombiana.
Competências e Habilidades:
Identificar elementos representativos da herança pré-colombiana no Peru e no México.
Índios e escravos nas sociedades coloniais

Situação de Aprendizagem 1 – Brasil e Argentina: as correntes de povoamento.
Competências e habilidades:
Diferenciar correntes de povoamento, relacionando-as com a formação socioespacial.
Densidade demográfica dos estados brasileiros.
Os movimentos colonizadores no século XVI.
O Povoamento no século XIX e suas conseqüências.

Situação de Aprendizagem 3 – Colômbia e Venezuela: entre os Andes e o Caribe.
Competências e Habilidades:
Estabelecer semelhanças e diferenças socioculturais; caracterizar processos de apropriação e valorização territorial.
Análise de mapas.
Situação de Aprendizagem 4 – Haiti e Cuba: As revoluções
Competências e Habilidades:
Analisar histórica e geograficamente processos de formação política e econômicas; comparar informações de interesse geográfico, interpretando diversos indicadores sociais e econômicos.
Semelhanças e diferenças entre Cuba e Haiti, linha do tempo dos dois países.
8ª Série/ 9ºAno
Temas e conteúdos: As redes sociais
Consumo e cidades globais; turismo e consumo do lugar, as redes da ilegalidade.
Situação de Aprendizagem 1 - Cidades : Espaços relacionais, espaços de conexão.
Competências e Habilidades:
Construir e aplicar habilidades relativas da linguagem cartográfica, como meio de visualização da geografia do urbano.
Identificar e distinguir configurações espaciais diferentes.
Até onde vão as redes sociais e geográficas das grandes cidades?

Situação de Aprendizagem 2 – As cidades: criação e irradiação do consumo.
Competências e Habilidades:
Construir e aplicar habilidades relativas ao domínio da linguagem cartográfica, como meio de visualização da geografia do consumo urbano.
Relacionar o processo de integração mundial à formação de redes de cidades e à formação das redes de consumo.

Situação de Aprendizagem 3 – As redes turísticas: o consumo dos espaços urbanos.
Competências e Habilidades:
Observar e interpretar representação cartográfica complexa; agrupar diferentes realidades em classes com critérios comuns, construir r aplicar conceitos da Geografia do Turismo.
O turismo: um fenômeno que constrói espaços humanos.
A escala do fenômeno turístico: o apoio na rede de cidades.

Situação de Aprendizagem 4 – Um mundo mais fluido: os caminhos geográficos das redes ilegais.
Competências e habilidades:
Relacionar o processo de integração mundial às redes de negócios ilegais; identificar e distinguir configurações espaciais diferentes como “paraísos fiscais”.
Um mundo interligado: as redes da ilegalidade se fortalecendo.
Os paraísos fiscais.